07 OUT 2024
MEIO AMBIENTE
Revitalização de praças e parques da cidade geram mais opções de lazer para os contagenses
Foto: Luci Sallum/PMC
Iniciativas visam promover mais interação e qualidade de vida para a população

Nos últimos quatro meses, a Prefeitura de Contagem entregou oito praças revitalizadas e uma nova, melhorando a qualidade dos espaços públicos para uso da população. Também foi concluída a primeira etapa das intervenções no Parque Ecológico do Eldorado. As intervenções, além de trazer melhorias para os espaços físicos, incentivam o uso coletivo e promovem maior interação dos moradores em toda cidade.

Entre as áreas revitalizadas estão a praça do Divino e a rotatória anexa na av. João Gomes Cardoso, ambas na região do Ressaca; a praça Nossa Senhora da Conceição, no Eldorado; a praça do Campo Alto, na região Petrolândia; a praça do Conjunto Colúmbia, no Riacho; a praça Lúcio de Abreu, na região Sede; a praça da rua Gravatá, na região Nacional e a praça da Vila São Paulo, ao lado da Escola Virgílio de Melo Franco, na região do Industrial.

Foi entregue ainda uma nova praça para a população, a do bairro Cândida Ferreira, dando mais uma opção de lazer para a comunidade local. Além disso, a primeira fase das obras do Parque Ecológico do Eldorado foi concluída, assim como a praça em frente ao parque.

As intervenções realizadas nas praças incluíram a substituição dos pisos, instalação de novos playgrounds, bancos, melhorias na iluminação, criação de academias ao ar livre, instalação de novas lixeiras, plantio de grama e paisagismo. Também foram feitas adequações para garantir maior acessibilidade, facilitando o uso dos espaços por pessoas com deficiência.

Já no Parque Ecológico do Eldorado, as obras contemplaram a revitalização da sede administrativa e dos banheiros, com a adição de um banheiro adaptado para pessoas com deficiência. Essas melhorias visam proporcionar mais conforto e comodidade aos usuários do local, que agora conta com uma infraestrutura mais moderna e acessível.

Segundo o presidente da Autarquia Municipal de Parques e Praças de Contagem (Parc), Lindomar Diamantino, as revitalizações têm transformado a relação da população com os espaços públicos. Ele destacou que a ocupação desses locais aumentou significativamente após as reformas, como a praça do Divino, no Ressaca, que atualmente atrai entre 600 e 800 pessoas em dias de maior movimento, como quintas, sextas, sábados e domingos.

As praças, além de incentivar o uso dos espaços públicos, promovem o senso de pertencimento da cidade. “A convivência nesses espaços permite que as pessoas se encontrem, conversem, joguem, e as crianças aproveitem os parquinhos. Isso reforça a ideia de pertencimento à cidade e estreita as relações entre os cidadãos”, afirmou Diamantino.

Essas obras fazem parte do Projeto de Revitalização de Praças, Parques e Áreas Verdes, que conta com um investimento de mais de R$40 milhões em reformas e requalificações até o final deste ano. Além disso, a Prefeitura destinou R$18 milhões para serviços de zeladoria, como limpeza, capina, varrição e manutenção desses espaços.

Em 2024, a Prefeitura de Contagem já entregou várias praças revitalizadas em diferentes regiões da cidade. Entre elas, as praças Cinco, Rotary e Sérgio de Freitas, no Eldorado; Adelaide de Castro, no Industrial; São Pedro e 21 de Abril, no Ressaca; Concórdia, no Nacional; Retiro, em Vargem das Flores; e Raimundo Alves Cunha, na região do Riacho.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos

Autor: jornalista Milla Silva / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo